ANALOGIA ADORÁVEL

ANALOGIA ADORÁVEL

 

Ao procurar entender um pouco mais sobre agenesia, suas causas, características e termos incomuns como bridas amnióticas, simbraquidactilia, braquidactilia entre outros, é fundamental adquirir um novo olhar perante o assunto.

Uma visão diferenciada que realmente precisamos passar a nossos(as) filhos(as)...
Para isso, usamos uma analogia adorável: a "Nadadeira da Sorte"Em inglês: Lucky Fin.


Esta expressão surgiu através do desenho animado "Procurando Nemo", que nos mostra uma maneira especial de lidar com as diferenças. Na história, o peixinho Nemo possui uma nadadeira defeituosa, de tamanho menor e com desempenho reduzido. Em outras palavras, uma "nadadeira imperfeita". Mas o pai de Nemo se refere a este membro do filho utilizando uma expressão inspiradora: NADADEIRA DA SORTE.

É uma metáfora delicada que transmite uma bela mensagem. Afinal, tratar as diferenças com naturalidade é uma forma de não considerar uma diferença física como imperfeição ou defeito. É apenas uma condição física, não define a pessoa, e nem deve fazê-lo.

Na animação, Nemo supera todas as suas "limitações" de uma forma singular. Supera a si mesmo.

A "nadadeira da sorte" é uma condição natural, aceitável. E se traz sorte, definitivamente é algo positivo! É muito bom ensinar este conceito às nossas crianças!

Nos Estados Unidos, os pais se referem aos filhos com diferenças de membro superior (upper limb differences) como "Lucky Fin". Assim como Nemo. Há inclusive uma Organização Não Governamental chamada Lucky Fin Project, que foi criada pela família de uma garotinha - Ryan - diagnosticada com simbraquidactilia e que nasceu com má formação nos dedos. Essa ONG desenvolve um lindo trabalho social. Faz braceletes, broches, camisetas, panfletos informativos, materiais diversificados, encontros, acampamentos, e dá suporte às famílias de crianças sem mãos ou semelhantes, como eles dizem: "support those with an upper limb difference." Vale a pena conhecer este trabalho! 




Esta Organização Não Governamental americana Lucky Fin Project compartilha histórias de vida de pessoas bem sucedidas que nasceram com agenesia ou outras má formações congênitas: crianças, adolescentes e adultos ganham destaque nas ações desta ONG. Os embaixadores divulgados em 2015 são o cantor e compositor Tony Memmel, a modelo e Miss Iowa 2013 e palestrante motivacional Nicole Kelly, o lutador de MMA e atleta Notorious" Nick Newell e a Modelo e Palestrante vocacionalRebekah Marine, Amputee Model & Motivational Speaker (foto abaixo). 


Muitos pais e familiares, após conhecerem trabalhos como este - e pessoas com a mesma condição física de seus filhos - passam a encarar a agenesia e outras má formações congênitas com "outros olhos". Esta atitude é muito importante. Um grande passo no processo de criação destas crianças, que serão inseridas na sociedade assim como todos os outros cidadãos. Por isso, é importante trabalhar a autoestima, mostrar às crianças o quanto elas são capazes, independente de qualquer característica física.

Esta é a atitude necessária a uma mãe... 
E assim agirei!


Abraços, 
Geane Poteriko.
(Mãe de Dara)



Parceiros

Parceiros


DAR A MÃO: Vídeo do Projeto

Agenesia de mão: Dara

Agenesia de mão: Dara
Mãos de Dara (Síndrome da Brida Amniótica)

JORNAL DAR A MÃO

JORNAL DAR A MÃO
Notícias, histórias e informações no Jornal Online da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO