MODELOS E-NABLE - DISPOSITIVOS PROTÉTICOS

É possível encontrar uma grande variedade de modelos 3D de dispositivos protéticos em open design, disponíveis para fazer download na internet.
Para entender melhor o conceito de OPEN DESIGN, define-se este termo usado para descrever a união do Design ao conceito de Open Source, que é o código aberto, tendo como base distribuição livre de produto e permissão de trabalhos derivativos; a proposta do Open Design é promover o desenvolvimento da criação de projetos em design de forma integrada e colaborativa, facilitado pela internet e outras tecnologias da comunicação. (ROSSI, 2016).
A comunidade e-NABLE - uma rede global de voluntários que usam a impressão 3D para dar ao mundo uma "mão amiga" - é hoje a maior referência em se tratando de próteses 3D. (Link: http://enablingthefuture.org/).

Vamos entender um pouco  mais sobre próteses para então analisar os diferentes modelos disponibilizados pela e-NABLE.

UM POUCO MAIS SOBRE PRÓTESES


Pesquisas indicam que são três os tipos de prótese de membro superior no mercado atual: próteses estética, mecânica e mioelétrica.

Segundo Cunha (2002), a prótese estética não apresenta funcionalidade e, como o próprio nome sugere, só tem a função de se parecer com uma mão real sem permitir a realização de movimentos. 



Imagem 1 - Prótese estética de mão / infantil



Com relação à prótese mecânica,  esta é indicada para próteses ativas acionadas por tirantes de tração.  Cunha (2002) define este modelo como um dispositivo movimentado por outra parte do corpo com tirantes permitindo apenas a realização de movimentos limitados.


Imagens 2 e 3 – Próteses Mecânicas Modelo e-NABLE

Já as próteses mioelétricas são dispositivos médicos complexos acionados a partir da captação de estímulos nervosos, dos músculos do braço do paciente, que são transmitidos para motores elétricos posicionados na prótese para movimentar os dedos. (CUNHA, 2002).



Imagem 4 – Prótese Mioelétrica Modelo Ottobock

Segundo Ganga (2016) apud Carvalho (2004), as próteses podem ser classificadas conforme os níveis de amputação do braço do usuário:

Figura (CARVALHO, 2004).

É preciso compreender ainda que o processo de protetização pode ser definido pela chamada “extremidade do coto”: segundo Cunha (2002), quanto mais proximal for a extremidade do coto, mais complicado será o processo de protetização.

Quando há desarticulação do ombro, a complexidade da protetização é ampliada, uma vez que nesse caso não há pontos de apoio para adaptação e fixação do encaixe da prótese (BLOHMKE, 1994).


MODELOS E-NABLE
A comunidade e-NABLE disponibiliza diferentes modelos 3D de próteses open design para serem baixados e impressos por qualquer pessoa que tenha acesso a uma impressora 3D.
Para definir qual é o modelo mais adequado a um caso específico, pode-se seguir as recomendações indicadas pela própria e-NABLE, que apresenta três diferentes opções: os dispositivos protéticos mecânicos acionados pelo punho, os dispositivos protéticos mecânicos acionados pelo cotovelo e as próteses mioelétricas.
DISPOSITIVO PROTÉTICO MECÂNICO ACIONADO PELO PUNHO
A maioria dos modelos criados pela comunidade e-NABLE requer do usuário um punho funcional, especificamente que este tenha um punho capaz de dobrar ao menos 30 graus em qualquer direção. Além disso, é necessária pelo menos meia palma conservada, para que o dispositivo possa funcionar adequadamente.

Para amputados ou pessoas com agenesia de mão que possuem um punho funcional, com palma da mão total ou parcial, a comunidade e-NABLE criou alguns projetos acionados através da flexão do punho. Esta flexão gera uma força capaz de abrir e fechar dos dedos do dispositivo protético, por meio de movimento mecânico.
Assim, para o funcionamento adequado destes modelos, o usuário precisa ter um punho funcional que possa dobrar facilmente e palma suficiente para empurrar por força contra a porção de palma do projeto, criando um sistema de “alavanca”.
Projetos de dispositivos protéticos open designs acionados pelo punho:

DISPOSITIVO PROTÉTICO MECÂNICO ACIONADO PELO COTOVELO
No caso de amputados ou pessoas com agenesia que não possuem um punho funcional ou a palma da mão, alguns modelos foram criados pela comunidade e-Nable que são acionados pela flexão do cotovelo.
Para que estes projetos funcionem corretamente, o usuário deve ter um cotovelo funcional que dobre com facilidade e que mantenha maior parte do antebraço conservada pela amputação ou pela malformação congênita.



Projetos de dispositivos protéticos open designs acionados pelo cotovelo:

PRÓTESE MIOELÉTRICA
Em caso de amputações ou malformações congênitas localizadas acima do cotovelo, o acionamento mecânico necessário pode gerar lesões no corpo a longo prazo.
Por isso, a solução sugerida para estes casos é o uso das próteses mioelétricas. 
Este tipo de dispositivo é alimentado por baterias, sendo que a configuração necessária de motores e controladores faz com que a prótese fique pesada e tenha um alto custo que pode chegar a 100 mil reais, segundo Cunha (2002).



Até o presente momento, a comunidade e-NABLE não possui um projeto capaz de atender a este tipo de especificidade.
Há algumas opções open design, no entanto estes projetos são de outros grupos que oferecem modelos 3D de próteses open-source para impressão.
Projetos de Próteses Mioelétricas:

Para obter ajuda e decidir qual dispositivo pode funcionar melhor para determinado caso de diferença de membros, é possível perguntar aos voluntários e designers da comunidade e-NABLE nos fóruns ou no grupo do Google+ os quais podem responder às dúvidas e auxiliar a criar um dispositivo protético para você ou alguém que você conhece.
No Brasil, a ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO pode auxiliar o trabalho de voluntários interessados em fazer parte deste trabalho. Faça sua inscrição no link abaixo, assinalando a opção de VOLUNTÁRIO para fazer parte do grupo de trabalho e equipe multidisciplinar, que atua desde a definição do projeto do dispositivo até o acompanhamento para reabilitação do usuário:

FORMULÁRIO PARA CADASTRO: 
https://goo.gl/forms/dn3D9L6U7hf9ITbo2



MAIS INFORMAÇÕES


THE RAPTOR RELOADED

Disponível em: 



THE RAPTOR HAND

Disponível em: 




THE CYBORG BEAST

Disponível em: 


THE ODYSSEUS HAND

Disponível em: 




THE FLEXY HAND AND FLEXY HAND 2

Disponível em: 



OSPREY HAND

Disponível em: 




PHOENIX HAND

Disponível em: 





OSPREY HAND

Disponível em: 


THE RIT ARM

Disponível em: 



TEAM UNLIMBITED ARM

Disponível em: 




THE LIMBITLESS ARM 

Disponível em: 




HACKBeRRY

Disponível em: 




OPEN HAND PROJECT

Disponível em: 





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
BLOHMKE, F. Compêndio Otto Bock: Próteses para o Membro Superior. Berlim: Schiele und Schön, 1994.
BOTELHO, Marcelo. Elaboração de dispositivos de apoio protético, mioelétrico e serviços de reabilitação. Palestra do I Encontro Nacional de Agenesia, Familiares e Pessoas com Deficiência promovido pela ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO. Disponível em: < http://associacaodaramao.blogspot.com.br/2016/11/videos-i-encontro-de-agenesia-parte-3.html >. Acesso em 08/12/2016.
CARVALHO, GUSTAVO LONGHI DE. Proposta de um método de projeto de próteses de membros superiores com a utilização da engenharia e análise do valor. 2004. 166 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Engenharia Mecânica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
CUNHA FL. Mão de São Carlos, uma prótese multifuncional para membros superiores: Um estudo de mecanismos, atuadores e sensores. 2002. V. Tese (Doutorado) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Paulo.
E-NABLE. Enabling the Future. Which Design. Disponível em: < http://enablingthefuture.org >. Acesso em 08/12/2016.
GANGA, Thabata. Qual modelo usar? Disponível em: <https://mao3d.wordpress.com/2016/02/18/qual-modelo-usar/> Acesso em 06/12/2016.
ROSSI, Dorival Campos. Open Design, uma experiência aberta e
colaborativa para o ensino de Design
. UNESP. Disponível em:  <http://pt.slideshare.net/hdneves/open-design-uma-experiencia-aberta-e-colaborativa-para-o-ensino-de-design>
Acesso em 08/12/2016.

Parceiros

Parceiros


DAR A MÃO: Vídeo do Projeto

Agenesia de mão: Dara

Agenesia de mão: Dara
Mãos de Dara (Síndrome da Brida Amniótica)

JORNAL DAR A MÃO

JORNAL DAR A MÃO
Notícias, histórias e informações no Jornal Online da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO