Nemo e o conceito "Continue a nadar"

"Você não consegue se esconder, quando nasceu para se destacar!" (Extraordinário)
🐠🐟🐳



O "Nemo" é o mascote da Causa de Conscientização para Agenesia de Membros (ausência de membros). No filme "Procurando Nemo", o pai super-protege o seu único filhote,  após uma traumática perda do restante da família no fundo do mar. Mas o Nemo, como qualquer "criança", quis provar para seu pai que não era mais um bebezinho indefeso e que o fato de ter nascido com uma nadadeira menor do que a outra (nadadeira da sorte, #LuckyFin, como seu pai chamava), não o tornava menos corajoso que os amigos.

Mas, numa desastrosa exibição de coragem, Nemo se perde do restante dos amigos peixinhos e vive uma verdadeira aventura no grande oceano! Na tentativa de voltar pra casa, encontra vários obstáculos e momentos de perigo. No entanto, um fato é certo: não podemos deixar de ressaltar que o Nemo sobreviveu a tudo porque encontrou pessoas dispostas a ajudá-lo, enquanto seu pai também fazia novas amizades, como a Dóri (peixinha com perda de memória recente).

No final, o Nemo venceu novos medos,  desbravou o desconhecido e o pai entendeu que seu filho era muito inteligente e feliz, independentemente da sua condição física. E a sua nadadeira, por ser diferente, não o tornaria mais frágil, mas o medo de não tentar, ou não se expor, isso sim o teria feito se esconder e não viver aquele crescimento.

Como mãe de uma criança com Agenesia de Membros, eu trago essa lição para o meu dia a dia com a Bel: busco entender seus medos e gerenciar os meus, para que esse sim não seja um agente que nos limite em viver, em poder escolher e encontrar novos amigos, anjos e desafios no caminhar...

E, se um dia foi maravilhoso e outro não for tão bom... Uso aquela frase cantarolada pela feliz Dóri 🎶"Continue a nadar! Continue a nadar!"🎵 (Relato de Mãe da Bel, a Lauriane, do Rio de Janeiro/RJ).


"Procurando Nemo" é o tipo de história que toda criança deve conhecer. Assim, desde cedo, entender o conceito da DIVERSIDADE e da importância do respeito às DIFERENÇAS.

#LuckyFin A nadadeira da sorte deste peixinho representa todas as crianças com agenesia e diferença de membros. 👏👏👏👏


Crianças da Associação Dar a Mão e no II Encontro Regional no Rio de Janeiro 


Saiba mais no post:

NEMO, UMA ANALOGIA ADORÁVEL

http://associacaodaramao.blogspot.com.br/2015/12/analogia-adoravel.html?m=1

Parceiros

Parceiros


DAR A MÃO: Vídeo do Projeto

Agenesia de mão: Dara

Agenesia de mão: Dara
Mãos de Dara (Síndrome da Brida Amniótica)

JORNAL DAR A MÃO

JORNAL DAR A MÃO
Notícias, histórias e informações no Jornal Online da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO