Dar a Mão e Engajamento dos Pais

 🖐 Pais da Associação Dar a Mão: Nossa instituição é uma entidade e tem recebido centenas de pedidos de dispositivos protéticos feitos em impressora 3D.


Alguns esclarecimentos são necessários para conhecimento de todos(as):

- Primeiro: É muito importante a família se engajar nos grupos de apoio e interação familiar da Associação Dar a Mão para se informar, se fortalecer pela União e troca de experiências com outras mães e pais/familiares e também, principalmente, para fortalecer a própria instituição: a Associação Dar a Mão. Sem a participação de vocês, PAIS E FAMILIARES, não conseguimos alcançar nosso principal objetivo que é #mobilizar. Afinal... Somos uma "Rede de Apoio e Solidariedade". Não somos uma "fábrica de próteses" . 😉

- Outro ponto importante:
A prótese ou dispositivo protético 3D não vai JAMAIS "resolver um problema" em especial quando se refere à autoestima e aceitação da criança, adolescente ou usuário.  Pode ajudar sim, mas não é uma "varinha mágica" capaz de trazer a solução total de um conflito.


Acreditamos que o dispositivo protético 3D tem muitos pontos positivos (fisicamente - mas não é este o objetivo da conversa rs) e pode ajudar sim, vemos isso de forma evidente nas crianças, por exemplo, pela alegria de receber e usar um dispositivo legal, bonito, interessante. Mas antes de tudo é preciso iniciar um trabalho integrado com psicólogo, além da reabilitação, com fisioterapia ou terapia ocupacional, e do acompanhamento dos pais. Muito importante: a família precisa ajudar e ser um ponto a mais de incentivo e motivação em todos os aspectos para a criança, adolescente ou usuário.

Nos materiais e referências que a equipe da Associação Dar a Mão tem lido e pesquisado, a situação mais importante leva à necessidade de "encontrar um propósito maior", o porquê de se engajar - 👊 se ter uma condição física diferente é um passo para "fazer valer a pena", tocar outras pessoas. É fazer parte de uma causa maior... a causa da Agenesia de Membros.

Conforme nos mostra a psicóloga Fernanda Tolomei em seu livro  "Tudo no lugar: Transformando dor em Luta"... Quando você faz parte de um grupo, luta e levanta uma bandeira para buscar seus direitos, a igualdade, respeito e tudo mais, isso sim pode fazer a diferença positivamente na autoestima.


Então, precisamos prestar atenção em alguns detalhes e mudar algumas posturas: participar mais, ser atuante, e não apenas esperar receber uma "mãozinha 3D" simplesmente..."

(Geane Poteriko  - Fundadora e Presidente do Conselho de Administração da Associação Dar a Mão)

 VÍDEO: Rafael e sua mãozinha do Batman


Parceiros

Parceiros


DAR A MÃO: Vídeo do Projeto

Agenesia de mão: Dara

Agenesia de mão: Dara
Mãos de Dara (Síndrome da Brida Amniótica)

JORNAL DAR A MÃO

JORNAL DAR A MÃO
Notícias, histórias e informações no Jornal Online da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO