REPRESENTATIVIDADE IMPORTA - BEL & TINA


Tina & Bel = #Representatividade 

Vamos falar de algo que realmente importa? REPRESENTATIVIDADE. 

O que seria isso?

...

Representatividade significa representar os interesses de determinado grupo classe social.
É uma competência atribuída a um indivíduo ou uma entidade fundamentada na habilidade apresentada para desempenhar tal papel.
(Fonte: https://www.significados.com.br/representatividade/)

Estamos nos referindo a algo bem específico para a Associação Dar a Mão: a Representatividade para a causa da AGENESIA DE MEMBROS.

Tina

Bel & Tina

Apresentamos neste contexto a Tina - uma descolada boneca personalizada com Agenesia de mão, que apresenta exatamente as mesmas características da menina Bel - sua "proprietária". E, às vezes, a Tina usa uma linda prótese feita em impressora 3D, outras vezes não. Assim como as crianças da Associação Dar a Mão que são atendidas gratuitamente pela instituição e recebem de presente uma "Mãozinha 3D", ou seja, um dispositivo protético feito em impressora 3D pelos voluntários da Associação.

Dara e sua Mão 3D

A Associação Dar a Mão é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de fornecer apoio aos familiares e às crianças e adolescentes com Agenesia de Membros, afetados por doenças raras. Tem a finalidade de conscientizar e sensibilizar sobre as diferenças físicas, realizar o acolhimento, divulgar e esclarecer sobre a agenesia e acompanhamento nos procedimentos que proporcionam melhor qualidade de vida, contribuindo na inclusão social das famílias integrantes da Rede de Apoio da Associação Dar a Mão.

Neste trabalho, as campanhas de conscientização fazem a diferença no sentido de divulgar a Causa da Agenesia de Membros e, assim, combater o preconceito, gerando sensibilização sobre a diversidade. 

A Associação Dar a Mão tem acompanhado com muita alegria a inserção de personagens e brinquedos que representam as características das crianças com algum tipo de deficiência, inclusive a Agenesia de Membros. É impressionante e admirável o impacto que estes personagens trazem no universo infantil, em todas as esferas de convivência e interação. 


Bel, Tina e Mamãe Lauriane

II Encontro Regional da Associação Dar a Mão no Rio de Janeiro (29/07/2018)


A boneca Tina, portanto, está sendo um símbolo para esta causa tão nobre que a Associação Dar a Mão defende: a Agenesia de Membros e a busca pela afetiva inclusão social.

Bel & sua boneca Tina

União por uma causa

Naturalidade das Diferenças 

Representando um contexto social

Vamos nos unir a esta causa?
Bel & Tina

A pequena Bel, carioca linda que possui um sorriso encantador, participa com sua família da Associação Dar a Mão e ajuda significativamente no trabalho de sensibilização sobre as diferenças e deficiências.  Sua Mamãe, Lauriane Nunes, é voluntária e assumiu junto com a equida Diretoria da Associação Dar a Mão a missão de lutar por uma sociedade mais justa e igualitária, na qual as crianças com uma deficiência  - como a Agenesia de Membros, que é a malformação congênita ou ausência de partes do corpo (como dedos, mão, braço), possam brincar e ser CRIANÇAS. 


A única maneira que existe para incentivar o respeito às diferenças e contribuir para que as pessoas adquiram um "olhar pela sensibilidade" é por meio do engajamento e do trabalho de conscientização. 

Você quer acompanhar a Tina? Venha conosco! A diversão só está começando, porque quando defendemos uma causa que amamos, tudo se torna colorido e com sentido!









#DaraMão #InclusãoSocial  #Inclusão #Diversidade #AgenesiaeMembros #Agenesia #LuckyFin


SAIBA MAIS

IGUALDADE NAS DIFERENÇAS  - Ser diferente é normal. As diferenças fazem parte da beleza da vida. A diversidade é um conceito que deve ser ensinado às crianças nos diversos círculos sociais - na escola, pela família e na convivência diária.

Quando se trata de uma deficiência física, crianças têm curiosidades, perguntam, buscam compreender à sua maneira, pelos olhos de criança, as diferenças que estão vendo. Ao nascer ou adquirir uma deficiência física, toda criança procura por identidade, busca firmar-se para aprender a conviver com suas diferenças de forma natural. E, acima de tudo, para ensinar as outras crianças a verem esta deficiência sem distinção ou preconceito - com respeito.

A Agenesia de membros é a malformação de partes do corpo, como dedos, mãos, braços, pernas. São milhares de crianças que possuem esta condição física. Mas é pouco divulgada na sociedade: é uma condição rara e desconhecida.

As mães, pais e familiares que fazem parte da Associação Dar a Mão se integram a uma luta pela sensibilização para a
 causa da "Agenesia de Membros".

Assim, personagens que representem as crianças afetadas por esta condição física, que nascem com ausência ou malformações de membros, são extremamente importantes!

Nesta mobilização, queremos mostrar às demais crianças que a ausência de uma mão ou braço não limita ou torna incapaz. Pelo contrário: as crianças com Agenesia são tão habilidosas e podem fazer absolutamente tudo, como todas as pessoas!

Brincar e conviver com personagens ou brinquedos representando as crianças que nascem com Agenesia de membro superior é um diferencial. Para a formação da personalidade da criança, esta identificação com personagens veiculados socialmente é extremamente positiva e tem resultados benéficos ainda mais importantes.

Depoimento da Mamãe Lauriane, do Rio de Janeiro: 

"E essa Tina, hein? Super descolada... Andando tudo por aqui! O grudinho da Bel... Hoje me fez os olhos marejar 🤩 quando a Bel, já na volta do passeio e todá cansadinha, dormiu no ônibus com a cabeça no meu colo. Nesse momento, a Tina estava ao lado dela,  no cantinho do banco. Só que a Bel, mesmo sonolenta, pediu que eu colocasse a boneca Tina em cima dela... Grudadinha...

Essa linda boneca tem ajudado a Bel no seu dia a dia,  na rua,  e quando as pessoas falam da semelhança entre elas (minha filha Bel e a sua boneca com Agenesia Tina) e logo depois surge o interesse em saber sobre o projeto da @tinadescolada e da @associacao_dar_a_mao

Estamos nesta luta pela causa da AGENESIA DE MEMBROS com a Associação Dar a Mão  - Uma rede de apoio à diferença de Membros.

E sabe de uma coisa?! Isso tem deixado Bel mais confiante... e super empoderada da sua história!

Gratidão a esses anjos VOLUNTÁRIOS que me ajudam a vencer cada constrangimento do dia a dia, com a minha filha Bel, em ações de empatia e amor ao próximo.

Tina, a boneca personalizada da Bel.
Smbolo da CAUSA que a Associação Dar a Mão defende: a Agenesia de Membros.

Tina & Bel 

#DaraMão #InclusãoSocial  #Diversidade #AgenesiaeMembros #LuckyFin


Tina, a boneca personalizada da Bel, está levando a mensagem da inclusão para todos com quem têm a oportunidade de conviver.

E quanto mais a Bel e a Tina se apresentam socialmente, a causa da Agenesia vai sendo melhor conhecida e compreendida, e mais a sociedade pode entender que a ausência de um membro para a criança não é fator de limitação ou exclusão. 


DEPOIMENTO

 💕 "Nós não estamos sozinhas!" - Esta foi a descoberta de Bel, a pequena carioca super esperta que participou do II Encontro Regional da Associação Dar a Mão no Rio de Janeiro neste final de semana (29/07/18).

A menina e sua boneca personalizada, se divertiram, conheceram novos coleguinhas, tiraram muitaaaassss fotos!

 "Olha, Mamãe! Eu estou famosa, todos aqui já me viram nas postagens das redes sociais da Associação Dar a Mão!" 📸👥 Este sentimento de identificação é o máximo! 💕




Sabe qual é a lição mais bela de tudo isso? Não basta SER, é preciso ESTAR. 💕 Estar presente, se fazer atuante na causa que você passou a representar, por um motivo ou outro. 

Quando nasce uma criança com Agenesia de Membros, ou mesmo quando ocorre uma amputação na infância, esta família é inserida automaticamente em um novo contexto, em um universo paralelo onde predominam alguns conceitos que antes não tinham a menor importância  - Inclusão social, Empoderamento, Protagonista, Voluntariado e Solidariedade.

E você? Já descobriu que também não está sozinho(a)? Junte-se a nós! ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO  - Uma rede de apoio à diferença de membros.


"Felicidade é quando olhamos para o lado e descobrimos que não estamos sozinhos." (Amanda Costa)

Associação Dar a Mão - Uma rede de apoio à diferença de Membros.


Texto: Geane Poteriko - Fundadora e Presidente do Conselho de Administração da Associação Dar a Mão.


TEXTO COMPLEMENTAR 

Os brinquedos são considerados importantes aliados no processo de aprendizagem das crianças, em especial as que apresentam certa deficiência.

Através do brincar, a criança desenvolve elementos fundamentais na formação da personalidade, visto que aprende, experimenta situações, organiza suas emoções, processa informações, constrói autonomia de ação, entre outros.

 Ressalta-se que o brinquedo a ser utilizado pela criança deficiente, não é diferente de um brinquedo utilizado por qualquer outra criança. Os brinquedos não são especiais, mas o momento de seleção deles é de extrema importância.

O ideal é que a seleção seja realizada de acordo com o nível de desenvolvimento motor e cognitivo da criança. Segundo pesquisadores, nem sempre a idade sugerida na embalagem do brinquedo condiz com a capacidade motora e cognitiva da criança.

Tudo tem que ser muito bem avaliado e planejado de forma bem coerente, atingindo o objetivo que um determinado brinquedo propõe bem como desenvolver a capacidade motora.

Baseado na maturidade cerebral, a criança apresenta habilidades motoras íntegras e com isso tem iniciativa de ir até o brinquedo e explorá-lo de diversas maneiras. Crianças que apresentam deficiência geralmente não apresentam essa capacidade. A participação dos pais e professores é fundamental, visto que eles apresentam a elas o complexo mundo das brincadeiras, auxiliando-as a explorar o brinquedo da melhor forma possível.

A questão do brincar é tão séria, que um dos princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança diz que: “Toda criança têm direito à alimentação, habitação, recreação e assistência médica! Sugere-se que toda pessoa em especial, pais e profissionais que fazem parte da formação de uma criança, tenham em mente o quanto é importante repensar na forma de apresentar, oferecer, ou proporcionar certo brinquedo ou uma brincadeira à criança, avaliando o que poderá lhe proporcionar.

Publicado por: Elen Cristine em Mundo Educação

Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao/a-importancia-dos-brinquedos-no-desenvolvimento-crianca.htm

A Bel encontro a Tina no insta da @tinadescolada

Parceiros

Parceiros


DAR A MÃO: Vídeo do Projeto

Agenesia de mão: Dara

Agenesia de mão: Dara
Mãos de Dara (Síndrome da Brida Amniótica)

JORNAL DAR A MÃO

JORNAL DAR A MÃO
Notícias, histórias e informações no Jornal Online da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO