A história do Benjamim com a Associação Dar a Mão

O Dia das Mães foi muito especial para a família da mamãe Ana Carolina, de São Paulo. Ela organizou com seus filhos uma brincadeira diferente, de caça ao tesouro.
Mas o prêmio surpreendeu o Benjamin de 5 anos: sua mãozinha protética 3D com tema do jogo que ele é fã, o MineCraft. 

Resultado do caça ao tesouro:
Uma mãozinha protética 3D

As primeiras descobertas
Alegria em pleno Dia das Mães 

Cada detalhe pensado nessa customização deu resultado. A mãe conta que ele não queria tirar do braço nem para dormir. Mas a história do Benjamin com a Associação Dar a Mão não vem de hoje. 

Em 2018, a Associação Dar a Mão participou de um evento marcante em São Paulo: o DIA TRAINEE DASA. Neste evento, foi feito o treinamento e seleção de estagiários para a empresa e o desafio proposto para os jovens foi o de montar próteses 3D em equipe. Como resultado, foram entregues 7 dispositivos protéticos para crianças da Associação Dar a Mão.

Benjamin participou desse evento, seu primeiro com a gente,  mas nessa ocasião ele foi para conhecer outras crianças, brincar e interagir. Até então ele nunca tinha visto ninguém com Agenesia de mão assim como ele. A mãe pediu para participar pela experiência de convivência.

Na época Benjamin era muito pequeno, tinha ainda 4 aninhos e sem tamanho mínimo suficiente para a produção de um dispositivo protético 3D para ele, decorrente das características de sua Agenesia de membro superior. Ao ver outras crianças ganhando suas novas mãozinhas Ben também queria a sua. Mas ainda não era a hora. 

Desse dia em diante o caso do Ben foi estudado pela equipe do Núcleo de Pesquisa e Tecnologia Assistiva da PUC-PR com os voluntários pesquisadores da Associação Dar a Mão,em uma equipe de especialistas que foi acionada para o estudo do caso.


 Com voluntário Jones em evento

Estudo de caso para Ben
Análise e verificação

Visando produzir uma solução com adaptação às características da Agenesia de mão do Benjamin, no III Encontro Nacional de Agenesia de membros, os diretores técnicos e voluntários Jones Keflen e Jean Poteriko analisaram  em equipe todo o estudo de caso do Benjamim, fizeram as medidas dele e deram continuidade ao projeto de atendimento na pesquisa em tecnologia assistiva.

Teste de funcionalidade 

O primeiro coração  do Ben

Depois de dois anos desde a primeira participação do Ben com a gente o resultado chegou e sua mãozinha temática do MineCraft foi entregue! Conseguimos o sorriso tão esperado de Ben, em pleno Dia das Mães. A mamãe Ana Carolina contou para nós como foi: 

"Foi um Dia das Mães incrível! A ideia da brincadeira de caça ao tesouro veio como uma grande surpresa. O Benjamin não sabia de nada! Fizemos seta no chão, escondemos dentro da árvore. Ele ficou procurando, falamos que tínhamos escondido chocolate, igual fiz na Páscoa, e ele foi achando que iria comer chocolate... até que a grande descoberta aconteceu! O sonho de receber sua mãozinha protética 3D! Ele está radiante! Me abraçou e beijou tanto à noite... Disse que eu era a melhor mãe.”
Mamãe Ana Carolina e os filhos 

O sentimento, depois de muita pesquisa científica e do comprometimento com resultados, é de missão cumprida e de querer continuar colocando mais sorrisos por aí. 

Para saber mais sobre a ação que aconteceu na DASA, só entrar em: http://dasa.com.br/protese3d .


 A caça ao tesouro 


Dia das Mães especial

Uma história emocionante, 
a trajetória desta família ao lado 
da Associação Dar a Mão!

Maio/2020


Parceiros

Parceiros


DAR A MÃO: Vídeo do Projeto

Agenesia de mão: Dara

Agenesia de mão: Dara
Mãos de Dara (Síndrome da Brida Amniótica)

JORNAL DAR A MÃO

JORNAL DAR A MÃO
Notícias, histórias e informações no Jornal Online da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO