Como lidar com o preconceito e discriminação quando ele acontece na frente das crianças?

A criança reproduz os comportamentos dos pais, é preciso ter muita calma e discernimento quando alguma situação ruim acontece💭. A discriminação faz parte da vida de qualquer pessoa com deficiência, os olhares são constantes e quando algum direito for negado ou quando alguma fala ofensiva for direcionada, é preciso reagir. 

Respirar quantas vezes for preciso e responder com firmeza de acordo com a situação. Algumas pessoas não sabem lidar com as deficiências e a nossa tarefa é corrigir o comportamento e educar a sociedade. Quando necessário é preciso fazer uma denúncia, ou uma reclamação por escrito no estabelecimento onde ocorrer alguma discriminação. A criança pode ficar assustada e não entender o que aconteceu no momento. Cabe ao pais conversar e explicar com muita calma.

✔ Exemplo de como falar com a criança:
Algumas pessoas podem falar bobagem ou ficar te olhando na rua porque nem todo mundo sabe fazer a coisa certa. Quando acontecer alguma coisa ruim a gente tem que enfrentar com força e acreditar que também existem pessoas boas. Tudo bem ficar triste. É chato quando isso acontece, mas estamos juntos e vamos lutar pelos nossos direitos, tá bem? 💪

Vamos fortalecer os nossos. 💖

Essa e outras questões podem ser consultadas no livro "Tudo no Lugar" da psicóloga parceira da Associação Dar a Mão, Fernanda Tolomei.


Texto em parceria com Invenção Z e Adriana Carrer

Parceiros

Parceiros


DAR A MÃO: Vídeo do Projeto

Agenesia de mão: Dara

Agenesia de mão: Dara
Mãos de Dara (Síndrome da Brida Amniótica)

JORNAL DAR A MÃO

JORNAL DAR A MÃO
Notícias, histórias e informações no Jornal Online da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO