Como funciona o dispositivo protético 3D?



A impressão 3D é um recurso tecnológico que permite criar dispositivos de apoio protéticos a partir de filamentos plásticos. O modelo tridimensional  é criado por sucessivas camadas de material. Uma vantagem desse modelo de impressão é a possibilidade de personalizar os dispositivos de apoio com temas conforme o desejo do usuário, em especial das crianças.


O dispositivo 3D não é robótico, mas sim  mecânico, ou seja, a pessoa contrai o cotovelo e a mão fecha. O mecanismo  aciona os dedos por meio de “tendões”, como uma “mão humana” por meio de  elásticos, cabos e fios, a partir do movimento dos músculos do braço do usuário. A principal matéria-prima utilizada é o PLA, um plástico desenvolvido no Brasil, maleável e biodegradável.


 No Brasil, a protetização das crianças é uma polêmica, tanto no contexto médico quanto familiar. Mas algumas considerações devem ser feitas:


1️⃣ O elevado custo das próteses,  a ponto de ser inviável às famílias a constante troca - No caso das próteses feitas em impressora 3D, o preço acessível possibilita trocas constantes, conforme o crescimento da criança: um dispositivo protético 3D tem o custo de 200 a 300 reais, de acordo com a quantidade de material utilizado.

2️⃣ Enquanto nos Estados Unidos pesquisas apontam as vantagens do uso de próteses por crianças e os planos de saúde e órgãos públicos de saúde investem nesse setor. No Brasil o SUS se omite a esta necessidade e os planos de saúde não cobrem órteses e próteses. SUS não oferece próteses de membros superiores para crianças, exceto mediante processo judicial.

3️⃣ Poucos são os profissionais fisioterapeutas que possuem capacitação ou interesse na formação em reabilitação para o uso de próteses de membro superior. Quanto às próteses 3D, trata-se de uma "inovação", uma tecnologia mais recente no Brasil, ainda há muito o que se divulgar e informar.

4️⃣ Acredita-se erroneamente que a prótese atrasa o desenvolvimento das habilidades motoras da criança. Muitos médicos e profissionais da área da saúde orientam sob esta perspectiva  - incentivando a não protetização na infância.  Porém, o acompanhamento de CRIANÇAS PROTETIZADAS apontam para o contrário e comprovam melhora significativa na qualidade de vida e autoestima da criança, em especial no desenvolvimento físico e neuromotor.

5️⃣ Usar uma prótese não serve para "esconder" uma deficiência ou ausência de membros. É um recurso, uma tecnologia assistiva que vem para acrescentar e não minimizar as habilidades naturais e as que serão desenvolvidas na criança.

O uso do dispositivo 3D é recomendado para crianças acima dos 5 anos de idade na nossa Associação. É importante definir objetivos concretos e possíveis para evitar frustrações desnecessárias.


A criança deve receber a devida assistência e acompanhamento clínico multidisciplinar antes, durante e depois do recebimento do dispositivos. A equipe de voluntários da Associação Dar a Mão pode ajudar, mas as sessões presenciais não podem ser descartadas. É fundamental, afinal são esses profissionais que irão avaliar a possibilidade ou não do uso do dispositivo protético 3D. 


O DISPOSITIVO NÃO DEVE SER USADO PARA:

Pegar objetos pequenos e finos como lápis ou garfo. 

Pegar objetos pesados acima de 150 gramas como um copo de água (grande e cheio). 


✔️O DISPOSITIVO É USADO PARA:

Criança brincar com objetos leves.

Andar de bicicleta.

Trabalhar a bilateralidade na fisioterapia.

Cada pessoa, adulta ou criança, vai descobrir os melhores momentos e funções de uso.


O preparo emocional é muito importante, principalmente dos pais da criança. 💕A felicidade não está na prótese. Está na criança e na certeza de que ela é CAPAZ de fazer tudo, cada tarefa do dia a dia, com ou sem a prótese.💕


Na próxima FAQ vamos falar sobre como a Associação estabelece critérios para doação dos dispositivos protéticos. Fiquem com a gente nessa!


Têm dúvidas sobre agenesia, tecnologia assistiva, dispositivos 3D? Escreve para a gente aqui nos comentários. 




Para saber mais: Conheçam as páginas do Facebook "Minha Mãozinha 3D"; "De uma mãozinha para Manu", "Unicorn Project" no Site Born Just Right e os projetos de próteses 3D como da ONG e-Nable (internacional) e no Brasil com a Associação Dar a Mão. 👍


INFORMAÇÃO É TUDO! Resta-nos investir em pesquisa, fomentar o desenvolvimento de inovações nos modelos de próteses e adaptadores para crianças com Agenesia de Membros - e contestar aquilo que é exposto como conceitos consolidados na sociedade brasileira.  #PRÓTESE3D #AgenesiadeMembros #DaraMão #InstitutoLegado 


Fonte: CANCIGLIERI, Osiris; OKUMURA, Lúcia Miyake; POTERIKO, Geane. A tecnologia assistiva por meio de dispositivos de apoio protéticos 3D: uso e reabilitação na infância. NPOTA - Núcleo Produtos Orientados para Tecnologia Assistiva. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas. PUC-PR. Curitiba, Abril/2020.


Parceiros

Parceiros


DAR A MÃO: Vídeo do Projeto

Agenesia de mão: Dara

Agenesia de mão: Dara
Mãos de Dara (Síndrome da Brida Amniótica)

JORNAL DAR A MÃO

JORNAL DAR A MÃO
Notícias, histórias e informações no Jornal Online da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO